Após 11 anos de impasse, a Alupar Investimento deve iniciar as obras do linhão de Manaus-Boa Vista em julho deste ano. O CFO da companhia, José Luiz de Godoy Pereira, confirmou a previsão da data e disse que após acordo entre a Transnorte Energia, órgãos federais e o povo indígena Waimiri Atroari, foi iniciado, desde outubro do ano passado, um processo de avaliação do local e variáveis visando o início do projeto.

 “Iniciamos os trabalhos de levantamentos de pré-início de obras e a nossa ideia é mobilizar as equipes a partir de julho”, disse o executivo durante teleconferência ao mercado na tarde dessa sexta-feira, 3 de março. A linha prevê 720 km de torres e cabos entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR), num prazo de até 36 meses. Desse montante, 122 km irão perpassar terras da reserva Waimiri Atroari.

Questionado sobre o segmento de geração da empresa e as incertezas relacionadas ao preço de energia de longo prazo, o executivo lembrou existirem alguns projetos para entrar nesse ano e outros em desenvolvimento, e que o mercado deve com o tempo se equilibrar num patamar razoável para um comprador e o investidor em geração, numa questão cíclica.

 “O que vai definir é nossa capacidade de negociar a venda de energia a preços que traga retorno aos projetos, o que hoje é um desafio pois os preços caíram muito e o capex de implementação aumentou”, conclui.